top of page
logo blog geict 2.png

Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia

  • ggeict

2º Workshop Interno do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia


Grupo de Estudos Interdisciplinares de C&T

Algumas reflexões sobre o 2o Workshop Interno do GEICT

Repetimos em 2015 a experiência de fazer um workshop interno, nosso segundo, celebrando ao mesmo tempo 3 anos de GEICT no DPCT-UNICAMP. O 1o encontro, realizado em 2013, buscou iniciar no grupo a prática de debater periodicamente as pesquisas em andamento dos membros, a partir da apresentação e discussão de trabalhos escritos. Ainda que tenha sido realizado em Janeiro de 2015, o 2o Workshop só não ocorreu em 2014 por conta da greve da UNICAMP naquele ano. Buscamos assim consolidar cada vez mais o GEICT enquanto espaço de discussão, debate e experimentação de ideias sobre a ciência e a tecnologia na sociedade. Ainda que firmemente ancorado no campo interdisciplinar dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia – ESCT (Science and Technology Studies), ficou visível no 2o Workshop a riqueza e diversidade das áreas de pesquisa do grupo: começando com uma mesa sobre “excepcionalismo tecnológico”, onde se discutiram aspectos das políticas científicas do Brasil e dos EUA; passando pela governança da água e dos riscos do pré-sal; discutimos também as formas de reconstrução e categorização do corpo pelo conhecimento médico-científico (a partir de transtornos alimentares) e por tecnologias (na questão do doping); debatemos a centralidade do digital nas dinâmicas sociais, políticas e tecnocientíficas atuais, a partir dos exemplos do acesso aberto e dos laboratórios hacker brasileiros; e encerramos com a discussão sobre modelos climáticos e sobre a governança da internet, casos onde não somente tecnologias digitais permeiam a política, mas onde tais tecnologias ajudam a reconstituir os próprios fluxos da política, na governança do clima e das formas de acesso à dados.

Vemos assim a importância das pesquisas realizadas no âmbito do GEICT para o debate crítico de problemas científicos, tecnológicos e políticos contemporâneos, passando por uma diversidade de esferas de atuação, metodologias de pesquisa e estudos empíricos distintos. Múltipla, como é múltiplo o campo dos ESCT e plural como são as interfaces entre ciência tecnologia e sociedade.

O 2o encontro deixou claro também a colaboração do GEICT, sediado no Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, com outros departamentos e outras instituições. Tivemos a presença de membros e colaboradores do Dept. de Antropologia da USP, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (IFCH-UNICAMP), além da visita de Phillip Macnaghten (Durham University), professor visitante no DPCT. Esperamos continuar a colaborar e compartilhar ideias com outros pesquisadores interessados no campo dos ESCT, na Antropologia da C&T, nas questões ambientais interligadas com a C&T e a discussão mais ampla das políticas científicas e tecnológicas. Gostaria, por fim, de registrar minha imensa satisfação de poder ter participado desse dia com os outros membros e convidados do GEICT. Tem sido uma alegria imensa partilhar do entusiasmo de tantas pessoas brilhantes e interessadas nos estudos sobre ciência e tecnologia na sociedade. E espero que o 3o encontro seja igualmente um sucesso!

Marko Monteiro, coordenador do GEICT

Programação de trabalhos apresentados no 2º workshop:

geict

Veja as fotos do evento:

This slideshow requires JavaScript.

Comments


  • Youtube
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook

Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, 2023. 

bottom of page