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Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia

Foto do escritorYama Chiodi

GEICT marca presença no ESOCITE LA 2024

Atualizado: 23 de set.



Entre os dias 23 e 25 de julho de 2024 foi realizada a XV Jornada Latino-Americana de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, mais conhecida como ESOCITE LA. Trata-se do principal congresso latinoamericano do campo de ESCT, realizado pela Associação Latino-Americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE LA). Eu estive in loco na cobertura do evento para o instagram do GEICT e agora recapitulo em texto as principais atividades do grupo no congresso. 


Em 2024 o evento voltou a acontecer em Campinas, no campus de Barão Geraldo da Unicamp. O evento foi organizado pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) e o GEICT foi parte significativa da equipe responsável pela realização. Os coordenadores foram os professores Dra. Janaína Pamplona (líder do GOING e atual presidente da ESOCITE LA), Dr. Marko Monteiro (líder do GEICT), Dr. Jean Miguel (LABMEM) e Dr. Rafael Dias (GAPI). 



Foto mostra organizadores do evento ESOCITE LA 2024
Três dos quatro organizadores do evento. Janaína Pamplona, Marko Monteiro e Jean Miguel.


Além da presença do professor Marko na coordenação, o GEICT foi representado na equipe de organização e também com vários de seus pesquisadores e pesquisadores apresentando trabalhos no evento. Na equipe, Jéssica Cardoso, Lucas Nishida e Carlos Villegas trabalharam não apenas durante o evento, mas em toda sua preparação para garantir que ele fosse um sucesso. Entre os participantes, foram sete membros do GEICT que apresentaram suas pesquisas. 



Foto da organização evento junto com o staff
Carlos, Jéssica e Lucas foram parte do staff que tornou o evento possível. Junto deles, Nikolas e os organizadores Marko e Janaína.

GEICT trabalhando no credenciamento do evento.
GEICT trabalhando no credenciamento do evento.

Ao longo de três dias, o evento foi composto 36 grupos de trabalho, 6 mesas de palestras (4 mesas temáticas, mesas de abertura e encerramento), além de 7 oficinas, exposição de livros e filmes, entre outras atividades como a assembleia da ESOCITE. As atividades ocorreram em diversos espaços da universidade, incluindo o Instituto de Geociências, o Instituto de Economia e auditórios da Unicamp. Em seguida, listo os trabalhos apresentados pelos pesquisadores e pesquisadoras do GEICT e seus respectivos resumos. 




  1. Glaucia Perez apresentou o trabalho "Ciência vs política" no GT 1 - SENTIDOS DOS NEGACIONISMOS: REGIMES, REDES E DISPOSITIVOS NA AMÉRICA LATINA.


RESUMO: O trabalho proposto irá fazer uma análise e interpretação sobre o que os filósofos Isabelle Stengers e Bruno Latour estão falando sobre a mutação climática, o que efetivamente estão pensando sobre politizar as ciências, e o porquê desse diálogo ser importante para as discussões sobre o novo regime climático. Algumas questões circundam esse trabalho: o fazer críticas construtivas às ciências; criar vínculos; o negacionismo climático. Essas questões são importantes para entendermos os pensamentos desenvolvidos por eles, e de como olhares e observações heterogêneas (interdisciplinares), são válidos para termos uma ação diferente da capitalista, que intervém diretamente na natureza considerando-a como mercadoria, portanto, a destruindo. Stengers declarou que ela e Latour têm o costume de discordar, e que isso é o pensar com Latour. Daí a importância de estudar a relação de ambos, com uma pesquisa bibliográfica, já que existiu um diálogo constante entre eles sobre natureza, mutação climática e política 



2. Rodrigo Autrán apresentou o trabalho "Desafios sociotecnológicos no uso de ferramentas em inteligência artificial no ensino superior" no GT 18 - DATIFICAÇÃO, PLATAFORMIZAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POLÍTICAS PÚBLICAS, AGENDAS CIENTÍFICAS E DESAFIOS SOCIOPOLÍTICOS


RESUMO: O objetivo desta pesquisa será avaliar o impacto da Inteligência Artificial na educação, conceito conhecido como Inteligência Artificial na Educação-AIED (Holmes, Bialik & Fadel, 2023) em nível superior no México. O estudo se concentra na análise dos efeitos da IA na instrução e na aprendizagem educacional. Será utilizada uma abordagem de pesquisa qualitativa, que aproveita o uso da revisão da literatura como desenho e abordagem da pesquisa. Sabe-se que a IA é um campo de estudo e as inovações e desenvolvimentos resultantes culminaram em computadores, máquinas, robôs e outros artefatos que buscam emular a inteligência humana, caracterizada por habilidades cognitivas, aprendizagem, adaptabilidade e capacidade de tomada de decisão (Chen, Chen & Lin, 2020). O estudo busca compreender as formas sociais em que o AIED tem sido adotado e utilizado no ensino superior na realidade mexicana contemporânea, que apresentam desafios importantes, especialmente no campo da ética e da inclusão (Sijing & Lan, 2018). 



3. Adela Parra apresentou o trabalho "TECNOLOGIA Y LENGUAS INDIGENAS: El reto de trabajar interdisciplinaria e interculturalmente " no GT 3 - DESCOLONIZAR A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS NÃO-HEGEMÔNICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS FUTUROS


RESUMO: Este trabajo discute los desafíos que supone el uso de CyT para la salvaguarda de lenguas nativas en el Vaupés. Con 25 pueblos, cada uno con su propia lengua, el Vaupés es el territorio con mayor diversidad lingüística de la Amazonia. Aunque sus lenguas han sido ampliamente estudiadas, la producción es inaccesible para las comunidades. Esta investigación fortalece las capacidades de investigación local sobre lenguas nativas a través de la creación de un repositorio digital, procesos de apropiación social del conocimiento para la producción comunitaria de materiales en lengua y el diseño de una estrategia de investigación local. Esto implica gestionar un proyecto de índole interdisciplinar e intercultural, mediando la protección de conocimiento tradicional, ciencia abierta, consulta previa. Nos proponemos tensionar los métodos y concepciones de la apropiación social del conocimiento y las maneras de producir CyT en un contexto que busca salvaguardar la diversidad lingüística de los pueblos indígenas. 


4. Jéssica Cristina de Souza apresentou o trabalho "Os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e os Estudos Anticoloniais: um (des)encontro?" no GT 3 -DESCOLONIZAR A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS NÃO-HEGEMÔNICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS FUTUROS 


RESUMO: Esta pesquisa em andamento objetiva discutir a convergência entre os estudos anticoloniais (Santos, 2022) e os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) através de artigos publicados em revistas científicas brasileiras do campo CTS de 2013 até 2024, selecionadas segundo sua classificação Qualis. Analisa-se o conteúdo de artigos em que esse (des)encontro ocorre, como ele se caracteriza e se, a partir disso, há uma promoção de justiça cognitiva dentro do campo CTS que reverbera a potencialidade das Epistemologias do Sul na solução das diversas crises globais que enfrentamos. Adotando a proposta do debate descolonial para (re)construção conjunta de uma sociedade epistemicamente plural e reequilibrada com o meio ambiente, esse estudo parte de um referencial bibliográfico baseado nas correntes de pensamento pós-coloniais e decoloniais, bem como de outras correntes que formam o pensamento de CTS, problematizando a inserção desse debate em um campo científico de tradição e agenda euro-americana. 


5. Carlos Villegas apresentou o trabalho "¿Es posible hablar de una ética de los ChatBots?" no GT 18 - DATIFICAÇÃO, PLATAFORMIZAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POLÍTICAS PÚBLICAS, AGENDAS CIENTÍFICAS E DESAFIOS SOCIOPOLÍTICOS 


RESUMO: En este ensayo, se explora la ética detrás del uso de los chatbots, centrándose en su impacto en la comunicación humana y el pensamiento, alterando la alteridad en general. Se examinan controversias históricas relacionadas con la invención de la escritura y las calculadoras, subrayando cómo, a pesar de las preocupaciones iniciales, estas herramientas se convirtieron en pilares del progreso intelectual. A través de un análisis detallado de la controversia que rodea la escritura y las calculadoras, se establece un paralelo con los dilemas éticos actuales relacionados con los chatbots. Se discuten preocupaciones éticas como la integridad académica, la protección de datos, los sesgos cognitivos, la diversidad de género, la accesibilidad tecnológica, la comercialización y la falta de regulación. Se destaca la necesidad urgente de políticas legislativas que aborden estos problemas éticos, mientras se promueve la innovación en el campo de la inteligencia artificial. 


6. Heitor Confferi apresentou o trabalho "A REGULAMENTAÇÃO DO PAGAMENTO POR SERVIÇO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO" no GT LIVRE - AMBIENTE 


RESUMO: A regulamentação do pagamento por serviço ambiental é um tema novo no ordenamento jurídico brasileiro. Isto porque, a lei federal que instituiu a política nacional de pagamentos por serviços ambientais (PSA) é do ano de 2021. No âmbito do Estado de São Paulo, a última normativa vigente é do ano de 2022. Para melhor compreensão do conceito PSA, sua devida interpretação, bem como sua aplicação e demais ramificações, torna-se essencial compreender as normativas que regulamentam este instituto para que sua interpretação esteja corroborada com os princípios e valores do Estado Democrático de direito. Torna-se imprescindível conhecer as normativas regulamentares para que possam ser extraídos conhecimentos através de uma interpretação sistemática da norma que possa ser aplicada ao Estado Democrático de Direito. A metodologia utilizada nesta pesquisa resume-se em pesquisa exploratória qualitativa aplicada através do método dedutivo aos instrumentos de política pública que regulamentam o PSA em nível federal a estadual. 


7. Jéssica Cardoso apresentou o trabalho "Seguindo moléculas: desafios do fazer pesquisa sobre e com poluentes emergentes" no GT 22 - HACER METODOLOGÍAS / METODOLOGÍAS DEL HACER. CUANDO LA PRECARIEDAD IMPORTA 


RESUMO: Esta comunicação toma como objeto a emergência de uma nova classe de poluentes no contexto brasileiro, as substâncias per e polifluoroalquílicas (PFAS), para refletir sobre os desafios de produzir pesquisas que incluam o agenciamento de entidades não humanas. Trata de uma pesquisa em andamento cujo objetivo é analisar como o diagnóstico de novas poluições é construído, considerando a interface entre produção de conhecimento, regulação e tecnologia, uma vez que estas possuem caráter dúbio: ao mesmo que podem servir de aliadas na tarefa de tornar as substâncias químicas e seus efeitos visíveis, podem constituir “regimes de imperceptibilidade”, com aponta Michelle Murphy (2008), e colaborar com a sua invisibilização. De que maneira a etnografia pode contribuir com essa tarefa de visibilizar risco e poluição? 



Para acompanhar as fotos e vídeos da cobertura feita durante o evento, há um destaque na nossa página do instagram, que é instagram.com/iggeict




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Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, 2023. 

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